quinta-feira, 16 de julho de 2009

Férias !!

Bom,estamos agora mais ou menos na metade das férias de Julho,e num peíodo meio ocioso ( e por que não ansioso? ) de atividades enxadrísticas.Pois é,mas vem aí o gigante Continental para nos libertar dessa vagabundagem...o ruim é o precinho né : U$ 200,00 a inscrição faz qualquer jogador pensar duas vezes antes de participar,ressaltando o fato de que o xadrez não é um esporte que garanta prosperidade financeira.É isso aí,já to vendo muita gente tirando a preciosa grana do Poker Stars pra participar (eu mesmo,praticamente nas vésperas do torneio ainda não sei se vou jogar).Mas tirando essa parte do dinheiro,o Continental é o maior torneio realizado no Brasil de todos os tempos,então é difícil abrir mão dele.

Outro torneio que está dando o que falar é o Aberto de São José,que reunirá R$ 5.000,00 em prêmios, acontecerá no dia 09 de Agosto no Sesc de São José dos Campos,e será disputado no popular ritmo de 21(mais informações no site da fpx).Ansiosa também é a espera por torneios internacionais,mas parece que no segundo semestre serão feitos alguns IRTs.

Para quem não for jogar o Continental,eu indico também o Segundo Torneio de 21 da pracinha de Santos (eu ganhei o primeiro hehehe),mais informações no blog da pracinha http://pracinhacanal3.blogspot.com/ ,quem vier não esqueça também de provar o delicioso churrasco do Lulinha.

Merchandises a parte,gostaria também de colocar uma partida interessante que joguei contra José Roberto de Oliveira Jr.(vulgo Tequinho) no Paulista Interclubes:http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=16763


Começamos com uma eslava,e após 6-...Be7!? (o mais comum é Bd6),eu me decidi por 7-g4,que depois checando na base,descobri já ter sido jogado até no nível 2400+.A diferença que eu senti no momento é que com o bispo em e7 ele não teria a continuação 7-...Cxg4 8-Tg1 ...Df6,porque o bispo obstrui a passagem da dama,diferente de quando o bispo está em d6.
No lance 11,decidi desenvolver o bispo em d2(outra idéia era jogar b3 e Bb2),mas resolvi que o bispo era problemático de qualquer forma,e preferi Bd2 para não perder tempos.Após ...b4 e Ca4 meu cavalo controlava bem a casa c5,que seria um posto para ele em algum momento.Ele perdeu algum tempo com dama em c7 e dama em a5,mas é difícil sugerir ...0-0 quando as minha peças já estão situadas para o ataque nesta ala,e o meu rei está aparentemente confortável no centro.Após 16...Ba6 ele conseguiu se livrar do bispo mal,mas agora surge outro problema que é a defesa do peão de c6,que se encontra fixado.Após 18-...Tb8 19-Cxc6 é impossível devido a ...Da4 quando ele ganha duas por uma,então eu joguei Ba3 mantendo a defesa do importante peão c5.e depois de 19-Dd5 20-Da6 explora decisivamente a debilidade de c6 e as pretas estão perdidas.


Bom,gostei de fazer este post,espero fazer mais no decorrer dos eventos e se eu for jogar o continental adorarei compartilhar as minhas experiências aqui.Fui!


João Danilo Grobman Mandetta.

4 comentários:

  1. bela partida João Danilo... tekinho é um jogador mto forte... Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Massa o Blog João, continua aii... em relação a partida eu não gosto do bispo em e2, talvez em d3 mirando pra um possível e4 e explorando as casas g6, h7 com o ataque na ala do rei... o que vc acha? Abração ae, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Concordo Tainan,que o bispo fica mais ativo em d3,e é uma volta mais natural...meu medo é que o cavalo f3 ficasse no ar,por exemplo ...Bb7 e agora ...c5 vem com ganho de tempo.Interessante também era Bxe6!? hehehe

    ResponderExcluir