sábado, 11 de julho de 2009

Paulista Juvenil(sub 20)

Bom...sobre a atuação no paulista juvenil,vamos lá....


Primeira rodada enfrentei a Guilherme Cirilo e venci (Em uma variante mais posicional ele buscou as complicações,eu deixei cair um peão achando que ganharia uma peça,na verdade foi um erro fatal,mas ele não viu a sequência correta e eu consegui ganhar material).

Pela segunda rodada eu enfrentei a Mateus Nakajo(campeão do torneio) e ele não entrou no Gambito Benko(optou por d4 Cf6 c4 c5 Cf3)e fomos jogando até o momento em que ele colocou o seu cavalo em d5,e eu escolhi um plano de trocar o meu bispo de c6 pelo cavalo,cedendo o par de bispos,mas confiando em meu poderoso bispo fianchetado em g7 e o posto que o meu cavalo ganharia em e5...de fato eu acabei pressionando bem a casa f2 ao abrir a coluna f e auxiliada da minha dama em b6 e o meu cavalo pulando para g4,e meu adversário ficou apurado no tempo.Foi então que cometi o erro de tentar jogar rápido para ganhá-lo no tempo e acabei perdendo na partida.

Na terceira rodada joguei contra Arquias Guimarães e ganhei a partida com certa tranquilidade.

Pela quarta rodada joguei de pretas contra Daniel Awoki.Foi uma Alapin em que no momento certo eu usei de uma combinação tatica para trocar o bispo que pressionava o meu roque fortemente e também forçando a abertura da posição,quando meu adversário ainda tinha um atraso em desenvolvimento.O desespero,comum nessas situações,o levou a sacrificar o cavalo em f7,mas eu pensei e encontrei a forma mais clara de refutação,e saí das complicações com uma torre limpa de vantagem.Mas é dificil jogar bem por duas partidas seguidas,e apesar da empolgação....

Na quinta rodada joguei de pretas contra Luiz Guilherme Abdalla,diga-se de passagem,valendo a segunda colocação.Após d4 Cf6 c4 c5 e3 g6 Cc3 Bg7 d5?,as pretas entram na verdade em uma Benoni com um tempo a mais com ...e6,já que as brancas devem gastar o lance e4,o mesmo peão que já moveu para e3.Mas o capivara aqui não reparou nesse detalhe e jogou ...d6 ao invés de ...e6,que também não é de todo mal,mas a continuação foi esquisitóide e a posição estava fadada a ser torta.Enfim,derrota.

No final das contas fiquei com a sexta colocação,em torneio razoável até.O destaque foi para o campeão Mateus Nakajo,que com 100% de aproveitamento ganhou a Allan Nunes(terceiro colocado) Rodrigo Terao(quarto colocado) e Gustavo Gomez(quinto colocado),a mim,e a Daniel Awoki.

Thats all folks!


João Danilo Mandetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário