sábado, 25 de julho de 2009

CONTINENTAL/primeira ronda

Olá!

E começou o colosso Continental das Américas no Clube de Xadrez São Paulo na cidade de mesmo nome.O nível do torneio é impressionante,absurdo,surreal.
No que eu ouvi,Mequinho e Vescovi empataram suas primeiras rodadas,o que significa que não estarão no "Aquário" na segunda rodada.Não tive muito tempo pra acompanhar todos os resultados,mas entre os jogadores de Santos,o Bispo perdeu do Shabalov em um Shaba-aula,MF Segolino ganhou de Daphne Jardim,Silvio Ueti e MF Roberto Assumpção também venceram.


Na minha partida,perdi do MI Cristobal Blanco.Jogamos uma siciliana Taimanov(eu de pretas)e chegamos a uma variante em que as pretas sacrificam seu peao de a6,recuperando em poucos lances.A posição que surgiu após 17-g4 é perigosa para as pretas se não jogarem corretamente,e eu tinha me esquecido da teoria.Apesar disso,acertei o lance do fritz 17-Da5!,com a idéia de responder 18-g5 com 18-Bc5!O MI argentino jogou Rh1 para evitar a troca dos bispos de casas pretas,o que amenizaria suas chances de ataque.Segui jogando enérgicamente até 21-...Tfe8?(lance truqueiro,aparentemente anti-natural...a idéia era responder 22-g5 com 22- ...Cd5! eu estava sempre de olho em encontrar uma resposta tática para g5,mas essa foi perdedora).22-Be3!(intermezzo),e agora a minha dama é forçada para uma casa em que não está defendida,e o feitiço vai contra o feiticeiro,porque após 22-...Da4(...Db4 23-a3 é similar) 23-g5 ...Cd5 24-exd5 ...e4 25-Dg4 e o bispo de d3 não pode ser capturado,a dama de a4 está no ar.http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=16976 aí segue a partida...

Amanhã vamos para SP de novo(eu,Sega,Bispo e Ueti) de manhã para a segunda e a terceira rodada.Até lá!

2 comentários:

  1. aew lekao to torcendo por vc boa sorte na próxima forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Foi uma boa estréia! O MI sabe o que faz e tirou da cartola o intermediário!

    Mas vamos lá que tem muito chão!

    Mande um abraço a todos de Santos!

    Falou! fez bem em criar o blog!

    ResponderExcluir