sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Long time no see!

Boa madrugada!




Bom pessoal,estive sem escrever por um tempo,meio que por causa da escola,provas e inconveniências que todo enxadrista tem que enfrentar em seu mundo "off chess".Mas pretendo continuar a dar notícias quando voltarem os torneios.Por enquanto o único que está programado na minha agenda é o 21 em santos,dia 12 de setembro,mas outras surpresas agradáveis são bem vindas a aparecer até o final do ano :)


Para mostrar que não deserdei do posto,hoje vou deixar aqui uma partida minha de uns 2 meses atrás,no Paulista sub 20.A partida foi bem criativa,com temas combinatórios incomuns.


http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=17771

A partida começou com uma Alapin na Siciliana(eu defendia as peças negras),e pra falar a verdade eu nao conhecia muita teoria.As brancas tentaram um ataque na ala do rei com uma bateria de DB na diagonal b1-h7,para enfraquecer a posição do roque.Em compensação,por mobilizarem as peças no flanco rei,acabaram não completando seu desenvolvimento,o que possibilitou as pretas tomarem a iniciativa com o Crazy Move 17-...Cf6! (note que a captura é quase forçada,já que o único recuo da dama que defende o Bd3 ao mesmo tempo é 18-Dd4,mas após a troca de damas as pretas mantém ligeiras melhores chances pois já completaram seu desenvolvimento e estão prontas para ocuparem .as colunas abertas rapidamente,exceto a coluna "d",é claro,por causa do bispo de f6).Com 19-...Df5 deixei passar o mais tenaz 19-...Ba6!, com vantagem clara das pretas.

Agora as brancas tinham que jogar 20-Cbd2,e talvez as pretas ainda possuam alguma vantagenzinha,mas era com certeza o único lance,já que 20-Cg5 é no mínimo um exagerado otimismo.Depois do "El desperado" Cxf7 e 22-b4,eu encontrei a melhor refutação 22-...Bd5!,uma combinação de contra-ataque,modéstia a parte,elegante.Possivelmente 22-...Cb3 também ganharia(é o segundo lance do Fritz,atrás somente de Bd5),mas é um pouco mais complicado.Com Bd5 as pretas forçam o ganho da qualidade (sim!) sem nenhuma compensação.E depois de 24-Da4 (24-Dd1 ...De4 25-Df3 Dxf3 26-gxf3 ...Bd4) 24-...b5! foi fino.Agora se Dxb5 então De4! Dd7+ Te7 -+,então a continuação foi forçada e as brancas perderam a qualidade.

Depois disso o adversário não abandonava,mesmo depois que ganhei mais uma peça,eu achei que fosse dar mate,mas no final acabei apelando de vez pra acabar não embananando o inimbananável.


Well,thats all folks,see you next time!

Um comentário: