segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Continental/Quinta a décima primeira rodada.

Bom,fiquei um período sem escrever,mas agora que acabou o torneio eu posso atualizar.Na metade do torneio estive gripado e desanimado,cheguei a jogar nas últimas mesas e não tive tempo de escrever no blog.Mas a partir da sétima rodada (eu havia cortado o cabelo hehehe),e o jogo começou a melhorar novamente.Pela sétima rodada,acertei na abertura e fiquei com a vantagem de pretas.Fiquei filosofando sobre a ordem de lances a ser seguida(meu plano era trazer o bispo para e6,avançar os peões de f e g e abrir a posição na ala do rei para os meus bispos,realizando a vantagem.Essa idéia tão abstrata parece ser possível porque as brancas nao encontram atividade em suas peças,estão fadadas a uma defesa passiva).Eu ia pensando nisso,já quase decidido por 21-...Be6,quando olhei pro relógio e selei ...f5 rápido,quando percebi a "merda feita",já que agora toda a vantagem foi enfiada na casa "a9"(um posto avançado onde não pode ser cutucada por nenhum peão rs)."Estaba dificil,pero lo gane"-Elbert Gallo Ponce,e após várias colaborações eu dei mate ao rei.http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=17226



Oitava rodada,contra Ângelo Bil(2197) e de brancas.Enfrentei uma Grunfeld e acertei no cálculo com 16-a4(just in time!),porque a posição crítica surge após 19-axb6.Agora as pretas tem que escolher entre a recaptura ...axb6,ou ...Cxd5.Eu tinha calculado que após ...Cxd5 bxa7,contra qualquer movida do cavalo eu tenho o lance Tfe1!(sim,deixando o bispo de d3 no ar,já que o peão de a7 é um forte candidato a ser promovido(ou mesmo 19-...Cxd5 20-bxa7 ...Cb6 21-Tfe1!...Txe1+ 22-Txe1 ...Txd3 23-Te8+ ...Bf8 24-Bh6 ...Td1+ 25 Ce1 ...Txe1+ 26-Txe1 ...Bxh6 27-a8=D e as brancas saem com a qualidade a mais).Ele retomou sabiamente em b6 depois de refletir um pouco,e no momento que ele joga ....Cf6 eu jogo Ta1! e de novo,just in time.Apesar disso,não consegui vantagem de imediato,estava chegando no apuro e arrisquei um pouco no plano(deixando a coluna "a"),mas ele assumiu a passividade e ficou com ela até o final.Ganhei um peão,e fui explorando as debilidades.http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=17227


Nona rodada contra Salazar Carlos(2189) e ponto também.(o que há de melhor que gambito Benko?)Final de TBB contra TBC,na partida ganhei no lance 87,mas perdi a planilha e só lembro até o lance 47,mas já tenho vantagem boa nessa posição,ai segue a partida:http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=17228




Décima contra o MF Roberto Luís de Andrade(2251),do Rio Grande do Norte.Eu de brancas(e também exausto) e nova Grunfeld,dessa vez ele tomou no centro (...cxd4) e começou a jogar esquisito(não sei exatamente se ...Ca5 é errado,é típico,mas talvez ele devesse completar seu desenvolvimento primeiro...de qualquer forma, ...Te8 foi um lance misterioso,e parece que as pretas abandonaram a coluna "c".Eu fiz apenas lances naturais e fiquei muito superior,ele se sentiu forçado a trocar bispo e cavalo por umas das minhas torres de "c".Apesar da grande vantagem,eu sabia que estava sem pique,já tinha me desgastado um bocado para ganhar a primeira rodada do dia,e só queria relaxar e levar os pontos de rating para casa.(ofereci empate,que foi aceito).http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=17229

Foi nesse espírito que fiquei perdido em 9 lances contra Iung Pinheiro(2250),ou melhor,contra o Livro Do Iung Pinheiro(2700),quando este segundo me aplicou a cilada de abertura que estava em suas primeiras páginas.Em seguida,pendurei uma peça para coroar o show de horrores,aqui deixo exposta a capivarada:http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=17230


Agora,fazendo um comentário sobre o torneio,os jogadores da baixada se saíram assim: Sega(6,0),Eu e Silvio Ueti (5,5),e o Bispo fez (5,0) após abandonar o torneio uma rodada antes do término.Achei o meu resultado bom,cumpri minha meta de 50% apesar de poder ter me concentrado mais na última rodada para tentar beliscar um pouco mais,estou satisfeito:ganhei 65 pontos de rating a serem somados com 23 de Santos,estou ganhando 88 pontos.Saí antes da premiação,vou começar a ver os jogos dos GMs agora,porque no torneio não deu tempo hehehe.
Hasta la vista!

Um comentário:

  1. 88 pontos é algo significativo!
    Mas aquela partida do interclubes não foi computada! hehehheheheheheh
    ABrçao velho!
    SUCESSSO!

    ResponderExcluir